EM BUSCA DA PAZ 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Yoga & Saúde
Yoga & Saúde

OM

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE HATHA YOGA

 

        Hatha Yoga é o conjunto sincronizado de exercícios que envolvem o corpo, a respiração e a mente.  

        Afeta energeticamente os sistemas nervoso e endócrino, vitaliza as vísceras e estimula os tecidos, fortalecendo todo o corpo. 

        Ao contrário do que muitos pensam, não é religião. É filosofia de vida. 

Leva a pessoa a conhecer melhor o seu próprio interior; dominar o corpo através da mente; adquirir equilíbrio emocional, autocontrole, acelerando a evolução espiritual. 

        Talvez por ensinar bondade, dignidade, respeito, união, amor, fraternidade e tantas outras qualidades que nos ensinam os mandamentos religiosos é que leva algumas pessoas a pensarem que se trata de uma religião. Mas, se queremos ter boa saúde física e mental, se queremos ser felizes, este é um dos caminhos a seguir, independentemente de religião definida, pois somente cultivando qualidades como estas é que seremos saudáveis e que poderemos melhorar cada vez mais o nosso interior, aproximando-nos mais de Deus. 

        Existem várias modalidades de Yoga, como: Raja Yoga, Jñana Yoga, Bhakti Yoga, Hatha Yoga, etc...

         Nas modalidades mais modernas e que são derivações e adaptações, estão algumas como: Power Yoga, Yoga para gestantes, Yoga para crianças, Yoga para idosos, Yoga para deficientes, Yoga para nervosos, Yoga para atletas, Yogaterapia, Yoga hormonal, Yoga aquático, etc... 

        A prática de Hatha Yoga nos ajuda a desenvolver as imensas potencialidades que dormem dentro de nós, adquirindo o equilíbrio necessário para conduzirmos nossa vida com tranquilidade e bem-estar.

         Hatha Yoga é exercício de alongamento. E trabalha principalmente os músculos internos (os de sustentação). 

        Os problemas que surgem em nossa vida e até algumas doenças, na maioria das vezes, vem de dentro de nós por causa dos conflitos e insatisfações. Praticando Hatha Yoga com seus inúmeros exercícios respiratórios (pranayamas), exercícios físicos (âsanas), concentração e relaxamento que nos levam a uma profunda interiorização, poderemos contornar os problemas do dia-a-dia, combater o estresse e até curar doenças através do equilíbrio emocional que vamos adquirir com a prática. 

        Crianças, jovens, grávidas, idosos e doentes também podem praticar, desde que os exercícios sejam selecionados adequadamente para cada caso, pois existem as contraindicações.

         Yoga surgiu na Índia há mais de 5.000 anos. Não é nenhuma novidade em experiência. Seus efeitos salutares já são mais do que comprovados.

 

        “Esta modalidade do Yoga não requer movimentação viva e estafante. É lenta, lentíssima, parada mesmo. É estática. 

        Os melhores efeitos decorrem do maior tempo que se consegue manter numa determinada postura. Conservar-se 10 segundos num âsana (postura física), propicia maiores e melhores resultados do que repeti-lo 20 vezes seguidas. 

        A movimentação em Hatha Yoga tem de ser feita com lentidão, sem impulsos, arrancadas ou paradas bruscas (exceto em alguns casos). 

        O praticante move-se concentrando a mente em algum ponto do seu próprio corpo: na coluna, nos chakras (acumuladores de energia vital), nos órgãos, glândulas, etc. 

        É importante manter relaxadas as partes do corpo que não estão envolvidas na postura em execução. 

        São movimentos equilibrados, lentos e precisos, feitos com segurança e com a certeza de que trarão maravilhosos benefícios físicos e mentais. 

        Hatha Yoga não consome energia. Ao contrário, acumula energia. 

        Após a aula o praticante deve sentir-se forte, alegre, descansado física e mentalmente”.

                                                                                                                                      (Prof. José Hermógenes) 

 

 

        HA - significa SOL, 

        TA - significa LUA, 

        YOGA – significa UNIÃO. 

        Hatha Yoga = União do Sol com a Lua. 

        Com a prática dos pranayamas (exercícios respiratórios), dos âsanas (posturas físicas), da concentração e do relaxamento, podemos conseguir a harmonização da energia vital solar com a energia vital lunar, resultando num grande equilíbrio interior e psicofísico. 

        Hatha Yoga tem por finalidade o aprimoramento e o perfeito domínio do corpo físico, através de uma prática constante e natural. 

        É semelhante à ginástica comum, porém mais estática do que dinâmica. E seus efeitos são mais profundos, podendo sanar problemas externos e internos do corpo humano. 

        Hatha Yoga, por se preocupar também com o corpo físico, é a linha do Yoga mais difundida no ocidente. 

        Em Hatha Yoga o mais importante para se atingir o conhecimento interior, é dominar o corpo, fazendo dele o caminho para o progresso espiritual, um instrumento apto e eficiente para o desenvolvimento interno tão necessário ao ser humano. 

        Hatha Yoga é a técnica inicial, preparando seus praticantes para a conquista de uma mente sem fronteiras no tempo e no espaço. 

            É através da respiração que o nosso corpo sutil (prânico) ou bioplásmico para a ciência, capta o prâna (energia vital) para carregar suas baterias que são os chakras. Mais precisamente, os chakras são centros de energia que ficam posicionados em nosso corpo sutil desde o topo da cabeça até o final da coluna vertebral. 

        A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda ou disco giratório. 

        Os principais chakras são sete: 

        1 – Muladhara (chakra raíz ou básico). Localizado na base da coluna vertebral, tem a cor vermelha; 

        2 – Svadhishtana (chakra explênico ou umbilical). Fica três dedos abaixo do umbigo – e sua cor é laranja; 

        3 – Manipura (chakra plexo solar). Localiza-se três dedos acima do umbigo, na região da “boca do estômago”. Sua cor predominante é amarela;

        4 – Anahata (chakra cardíaco). Fica no centro do peito e sua cor principal é verde; 

        5 – Vishudha (chakra laríngeo). Fica localizado na gargante e a cor predominante é anil (azul claro); 

        6 – Ajna (chakra frontal ou 3º olho). Está na testa entre as sobrancelhas. E é índigo (azul escuro); 

        7 – Sahasrara (chakra coronário). No topo da cabeça. Sua cor é violeta.       

 

        Alguns benefícios que Hatha Yoga nos proporciona: 

        - Dá autoconfiança, paz, equilíbrio, tranquilidade, repouso, alegria, bem-estar, flexibilidade ao corpo, energia, disposição, etc. 

        - Controla o estresse do dia-a-dia. 

        - Combate insônia, prisão de ventre, hemorroida, divagação mental, inflamação das vias respiratórias, dores de cabeça, dores ciáticas, dores nas costas, distúrbios da próstata (no homem), impotência sexual, obesidade, depressão, egoísmo, vaidade, etc. 

        - Equilibra os sistemas nervoso e endócrino, regulando todo o organismo. 

        - Melhora a circulação sanguínea, a memória, a menstruação (na mulher), etc. 

        - Corrige a respiração, visceroptose (queda das vísceras), postura: escoliose, etc. 

        - Revigora e ao mesmo tempo sereniza. 

        - Rejuvenesce. 

        - Desenvolve a espiritualidade, o crescimento interior.                 

 

  

        O estresse faz parte da nossa vida e é impossível eliminá-lo, mas é possível diminui-lo. 

        Observe algumas dicas importantes: 

        *Marque alguns encontros com você mesmo ao longo do dia. Poucos minutos são suficientes: observe sua respiração e busque pensamentos positivos; 

*Organize-se melhor. Utilize uma agenda para administrar seu dia-a-dia. Separe o que é importante do que pode esperar. Faça uma coisa de cada vez; 

*Exercite o corpo. Uma vida sedentária contribui para o desequilíbrio entre mente, corpo e espírito; 

*Abra espaço na sua agenda para fazer o que mais lhe dá prazer; 

*Num congestionamento de trânsito aproveite o tempo para refletir ou simplesmente curtir músicas gostosas; 

*Não leve trabalho para casa. Curta a família, amigos, você mesmo e procure esquecer as fontes de preocupação; 

*Sorria muito. Não se leve tão a sério e dê boas risadas de si mesmo; 

*Crie um lugar especial na sua casa para relaxar e ouvir música sempre que lhe for possível, principalmente as suaves; 

*E não duvide que você possa seguir estas dicas!                                   

                                                                      JULIETA BOSSOIS 

                                                    (Pós-Graduada em Yoga)  

  • Exerceu o cargo de professora de Hatha Yoga em Venda Nova do Imigrante/ES durante 10 anos, dos quais, 5 na Academia de Ginástica Performance. Hoje, aposentada e feliz por ter ajudado muitas pessoas com os maravilhosos e salutares exercícios de Hatha Yoga.  

 

 

 

Mandala da Purificação

Esta mandala vem com as cores violeta e índigo, que trazem as vibrações mais poderosas da espiritualidade. O violeta é conhecido por seu poder de transmutar fluidos negativos em positivos. Estimula os sonhos, a intuição, o uso de oráculos e a investigação dos mistérios espirituais. O índigo também é uma cor de característica corretiva. Sua atuação é a mais elevada na escala das cores, sendo superior ao violeta. Limpa, energiza e fecha as saídas de energia.

A forma geométrica desta mandala é inspirada no Código de Purificação. Mandalas baseadas na Geometria Sagrada por si só já produzem um efeito profundo no subconsciente de quem as observa.

Observe esta mandala enquanto visualiza a Chama Violeta transmutando as negatividades de seu corpo físico, mental e emocional. 

Mandala criada Por Marcelo Dalla 


 

Flor de Lotus

As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.

É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol. No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz“Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.

No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.

No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani podme hum”), que significa “Brilhante a jóia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício. Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.

Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.

 

Flor de Lotus




As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.

É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol. No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz“Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.

No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.

No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani podme hum”), que significa “Brilhante a jóia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício. Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.

Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.

 

 

  Veja fotos demonstrativas na Galeria de fotos V

 

 Clique para visualizar meus livros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Translate this Page
Enquete
Qual o animal doméstico da sua preferência?
Cachorro
Gato
Hamster
Jabuti
Calopsita
Coelho
Papagaio
Chinchila
Ver Resultados

  • Currently 3.31/5

Rating: 3.3/5 (790 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página